Tuesday, December 19, 2006


Layout dum desenho que eu não sei quando vou finalizar. O Nate Grey era meu personagem favorito quando o Roger desenhava a revista. Foi por causa dele que, pela primeira vez, eu passei a copiar os desenhos que tinham nas revistas.

Walis, isso é muito pessoal. Acho que vai dos conceitos de cada um, da forma de ver o desenhar de cada um. Não usar borracha, pra mim, é relaxar. É não criar muitas expectativas com relação ao resultado final do desenho. Eu percebo que quando eu uso borracha, eu tô sempre tentando modificar várias coisas que não são simplesmente "erros de desenho", mas talvez um jeito de expressar alguma coisa. E isso não dá certo. Acho que passei a ver o desenho como "falar". Você pode falar e depois se corrigir, mas nunca pode retirar o que disse. O que disse foi dito, as pessoas ouviram, você se ouviu dizer. Se você se corrige, acrescenta outro valor pro que disse, mas não anula completamente o valor anterior. É por isso que cada vez mais me acho inexperiente pra trabalhar com desenho... no desenho "hobby", consigo relaxar (esse layout por exemplo eu fiz em 10 minutos) mas no trabalho, sou todo preocupado, preocupado com as expectativas de outras pessoas, com as minhas que se elevam por ser um trabalho... enfim, tento não usar borracha pra não parecer que me arrependo do que tenho pra dizer.

13 comments:

Anonymous said...

Hmmm
interessante
xP
Esse layout ficou engraçado...

Anonymous said...

Até que enfim,brô!Valeu!!!

Anonymous said...

E aí Bruno,gostei muito dos seus desenhos kra,não preciso nem falar q tu desenha pacas,olha da uma passadinha no meu flog terra,o endereço é esse:

http://fotolog.terra.com.br/brucemichael


abs

Bruce

Anonymous said...

massa cara to querendo algue´m pra fazer ums personagem to juntando gente pra vê e fazemos um jogso gostaria de desenhas os personagens? endereço da comunidade do orkut... http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24673325

Anonymous said...

Queria fazer um adendo ao que o Bruno disse, sobre o nao usar borracha. Minha posição é menos metafísica, hehe, mas acho que vale pensar! Quando estou estudando no meu sketchbook, tenho desenhado com lapis de cor, sem borracha. E pra mim a vantagem que isso tem é que vc não "corta" a fluidez do desenho, entende? Se vc está com a borracha perto, e vc faz um traço meio torto que queria de outro jeito vc para tudo, pega a borracha, deixa o lápis de lado, corta todo o pensamento que vc tava seguindo e a idéia que já estava se formaando pra apagar e depois retomar do inicio - aí já perdeu a "soltura". Então acho que se errou um traço, faz outro em cima mesmo, e bola pra frente...rs depois o processo de limpar o desenho sao outros 500.

Alexandre Diegas said...

Muito bom isso ahn? Cara, Feliz Natal pra você!!

Anonymous said...

Outros 500 que eu quero saber,Julia...

Anonymous said...

Fala Bruno, seu blog tá cada vez mais bacana, hein?? Assim como sua arte!! Parabéns cara!!!! Grande abraço!

Anonymous said...

BRUNOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
MAZAAAAAAAAAAA!
E aí, tchê, não te vejo no MSN! Ta tendo desencontro de logs, acho!
Feliz ano novo, cara!
Escreve, meu! Temos que por o papo em dia, ou pelo menos me diz quando entras no treco (MSN) lá :)
Abração!

Anonymous said...

Prezado Bruno, tudo bem!!! Eu sou o Rodrigo Lara, aquele cara que participou do evento realizado na livraria Siciliano de Uberlândia, lembra???
Pintou um projeto de uma revista, e gostaria de saber se vc não estaria interessado. Meu E-mail é : rodprint2003@yahoo.com.br.
Aguardo o seu contato.
Abraços!!!!

Anonymous said...

Eae Bruno, gostei do seu trabalho! Principalmente, das págs duplas. Parabéns!!
Sempre tive a curiosidade de saber qual as medidas das págs que vc's desenham, é no padrão americano?
Mas, qual é o padrão americano? Para cada editora existe um padrão diferente?
Valeu pela atenção, cara!!

Anonymous said...

Julia, excelente complemento!

Brigadu, Totoro =)

Alexandre, Walis e Jorge, valeu =)

Anônimo, o endereço não abiur, me escreve e a gente conversa: bbrunoliveira@gmail.com

Bruce, valeu! Seu trampo é legal mas acho que devia focar um pouco mais na anatomia e cenários! Abraço

Fala, Daniel!! cara, tava falando de você ontem mesmo com o Joe =)
Eu ando entrando pouco no msn mesmo!! Me passa seu e-mail. O meu é bbrunoliveira@gmail.com
Abração

mandei, Rodrigo!

Walter, valeu!! O tamanho do papel é o A3 e a área, dentro do papel, que a gente desenha é proporcional ao tamanho impresso da revista (que é 17cm X 26cm). Tem outras margens fora e dentro dessa "caixa" mas acho que estas variam de papel pra papel.

Anonymous said...

Tá na hora de atualizar...