Tuesday, December 19, 2006


Layout dum desenho que eu não sei quando vou finalizar. O Nate Grey era meu personagem favorito quando o Roger desenhava a revista. Foi por causa dele que, pela primeira vez, eu passei a copiar os desenhos que tinham nas revistas.

Walis, isso é muito pessoal. Acho que vai dos conceitos de cada um, da forma de ver o desenhar de cada um. Não usar borracha, pra mim, é relaxar. É não criar muitas expectativas com relação ao resultado final do desenho. Eu percebo que quando eu uso borracha, eu tô sempre tentando modificar várias coisas que não são simplesmente "erros de desenho", mas talvez um jeito de expressar alguma coisa. E isso não dá certo. Acho que passei a ver o desenho como "falar". Você pode falar e depois se corrigir, mas nunca pode retirar o que disse. O que disse foi dito, as pessoas ouviram, você se ouviu dizer. Se você se corrige, acrescenta outro valor pro que disse, mas não anula completamente o valor anterior. É por isso que cada vez mais me acho inexperiente pra trabalhar com desenho... no desenho "hobby", consigo relaxar (esse layout por exemplo eu fiz em 10 minutos) mas no trabalho, sou todo preocupado, preocupado com as expectativas de outras pessoas, com as minhas que se elevam por ser um trabalho... enfim, tento não usar borracha pra não parecer que me arrependo do que tenho pra dizer.

Saturday, November 11, 2006





Os dois últimos são trabalho de escola =)

Roteiro do cariello, desenho e arte-final meus.

O primeiro é o layout e a página pronta dum teste do Aranha... tô colocando essas coisas aqui porque preciso dos links.

Abraço

Walis, depois explico o que eu disse com calma

Sunday, October 29, 2006



Esse é o jeito que eu ando desenhando... leio o roteiro e desenho direto na página. "Explodo" o quadro mais importante e os outros vão em volta. Isso é legal porque acho que fica mais espontâneo, dá pra brincar legal com a câmera.
Eu costumava fazer todo o esboço num tamanho menor, mas o esboço sempre ficava muito mais legal que o desenho pronto, então tô fazendo assim e tá sendo bom...


Esse é o jeito que eu ando desenhando... leio o roteiro e desenho direto na página. "Explodo" o quadro mais importante e os outros vão em volta. Isso é legal porque acho que fica mais espontâneo, dá pra brincar legal com a câmera.
Eu costumava fazer todo o esboço num tamanho menor, mas o esboço sempre ficava muito mais legal que o desenho pronto, então tô fazendo assim e tá sendo bom...

Saturday, October 07, 2006

Thursday, September 14, 2006


Era pra ser o Hulk... fiz depois de ler Novos Deus, do Jack Kirby
O Cariello sempre dizia pra gente usar o mínimo possível de borracha... eu ficava confuso.. eu tô aprendendo agora...

Monday, August 28, 2006

Tuesday, August 22, 2006




Achei estranho, mas bem legal tanta gente comentar depois de um tempão sem postar nada!! Nada de muito diferente aconteceu... algumas pretensões sumiram, foi bacana! Outras surgiram, tão legais também!!
Tô desenhando uma HQ chamada "Normal" pra um gringo muito gente boa!! É a minha primeira HQ completa (22 páginas)... tá sendo divertido... tô aprendendo muita coisa toda hora!! É diferente fazer uma página por semana e fazer algo em torno de uma por dia!!
Alguns medos bobos somem sob o farol do prazo, do tipo "como fazer um traço à lápis bonito"... ou "esse rostinho ficou feio, deixa eu tentar mais e mais"
Tô postando uns sketches de uns personagens que fiz recentemente pra outro gringo!!

Abração e foi mal pela demora!!

Thursday, June 08, 2006


Essa pin-up eu fiz pro mesmo cara da última ilustração.
Me baseei nas composições do Roger Cruz pra criar essa ilustração.

Friday, June 02, 2006



Recentemente, personagens, situações, idéias, esquemas e técnicas têm surgio na minha cabeça de um jeito que ainda não me acostumei!!

Esse foi um deles. O nome dele é Koanon (eu crio nomes e palavras ouvindo frases em inglês ou alemão e aí, naquele "hiato" entre as palavras estrangeiras, eu ouço um nome... as vezes sai até uma onomatopéia). Toda asilhueta do personagem veio meio que sem querer também. Por causa do meu "solzinho", resolvi que o cara seria algo semelhante a um sol... ele não é um deus-Sol ou algo assim, ele possui os poderes do Sol e é todo esquisitão... não sei muito mais o que ele é, não... depois vou finalizar (recentemente, meu humor pela arte-final voltou, eba!! =D )e quem sabe até pintar (naquele meu esquema neandertal chapado que todo mundo já sabe como é).

Eu ia postar a ilustração em página dupla, mas como ainda não liberaram, vai o Koanon mesmo!!

Brigadão aê pelos comentários e Roger, valeu pelo elogio lá no blog =D

Valeeuu

Monday, May 29, 2006

quart

*all characters are copyright (c) to their respective owners. 2006. All rights reserved

Aconteceu uma coisa engraçada quando fiz essa ilustração! Mandei o layout (que tá no post de baixo)´, o cara aprovou e beleza! No dia seguinte, enviei o desenho pronto e ele me pediu pra tirar o pé esquerdo do personagem porque, segundo ele, os leitores poderiam confundir com o "male organ" do personagem!

Sei que não tem nada a ver, mas quero deixar os parabéns (atrasado) pro meu anjo! Beijo, te amo =)!!

Sunday, May 28, 2006



Nossa, faz um tempão que eu nem posto!!

Eu tô fazendo um trabalho pra um estúdio... nada demais, nem grande, mas tá sendo muito divertido! Eu ando falando muito que só agora eu tô aprendendo a desenhar e só agora tô aprendendo a trabalhar com isso... tô bem no comecinho de tudo...

Esses dois layouts são de duas ilustrações que eu tô fazendo pra esse estúdio. A primeira já tá pronta, se liberarem, eu posto aqui!!!

Brigadão pelos comentários!! Tá ajudando pra caramba!!

Wednesday, May 10, 2006

Wednesday, April 19, 2006

Wednesday, April 12, 2006



Essa é a sequência da página do post anterior. Fazer essa página foi complicado porque eu demorei 8 horas pra fazer uma página que o roteirista odiou! Aí fiquei puto, sentei e refiz a página em 4 horas! O resultado é esse que não é genial nem perfeito, mas é divertido deemmaaiiss, hahahaha!!

Thursday, April 06, 2006



Essa é uma das páginas finalizadas das que eu postei o layout logo abaixo!!!

Eu gostei dela porque ela não ficou toda dura como minhas páginas costumam ficar!

Thursday, March 30, 2006




Layouts de uma HQ bem legal que tô desenhando (as páginas tão fora de ordem)

Wednesday, March 22, 2006


Uns estudos de anatomia!!! (essas perninhas do ciclope ficaram fracas...putz)

Thursday, March 16, 2006


Eu ando apanhando pra deixar meus desenhos prontos tão soltos quanto os esboços! O que eu tenho feito pra tentar melhorar isso é sempre esboçar sem tirar a caneta do papel... acho que isso vai relaxando a mão e a mente (acho que pensar é inimigo de um bom desenho, hahaha)

Tuesday, March 14, 2006

Era uma vez um garoto que ficou preso do lado de fora da sacada de seu apartamento. Achando que tinha um propósito maior, se apoiou na sacada e ficou vendo as luzes dos prédios. Sentou-se no chão e passou a fixar a sala-de-estar do outro lado da porta de vidro, que separava a sacada da sala.
Ele olhava as cadeiras da sala como se fossem algo que nunca aproveitou direito. A televisão parecia ter programas mais interessantes e menos descartáveis. Ele sentia falta da sala, levantou-se, abiu a porta e conseguiu sair. Olhou em volta, os objetos da sala. Fechou os olhos, muito triste. Escovou os dentes e foi dormir. Deprimido, sonhou com a época em que ficara preso na sacada

Monday, March 13, 2006


QUANTA PRODUÇÃO!!! MARÇO DE 2006
A Quanta Academia de Artes vai realizar no dia 24 de março de 2006 mais uma edição do evento Quanta Produção.Mais uma vez a Quanta abre suas portas para que você possa conhecer o processo de trabalho de artistas parceiros de nossa escola de artes. Como na primeira edição, a idéia é a seguinte: os artistas Roger Cruz, Marcelo Brücke Caribé, Artur Fujita, Paulo Pina, Octavio Cariello, Renato Guedes, Davi Calil, Eduardo Ferrara, Ronaldo Barata, Gabriel Ba, Fábio Moon, Julia Bax, Sabrina Eras e Greg Tocchini estarão nas salas de aula produzindo seus trabalhos. Os participantes percorrerão estas salas e poderão assisti-los desenhando, pintando e colorizando ao vivo, além de terem a oportunidade de bater um papo com eles sobre sua forma de produção.

O evento acontecerá a partir das 19h e se estendera até as 21h. Antes do evento, às 18h, Marcelo Campos e Sergio Codespoti estarão avaliando portfólios com, no máximo, 5 trabalhos. Estes portfólios NÃO SERÃO AVALIADOS PELOS ARTISTAS que estarão trabalhando nas salas de aula, por uma questão de aproveitamento de tempo, para que os participantes possam esclarecer melhor suas dúvidas e curiosidades a respeito do processo de trabalho de cada um dos artistas.

Serão formados grupos com 5 participantes. Cada grupo terá no máximo 25 minutos em cada uma das 5 salas onde os artistas estarão trabalhando. Exceder este tempo não será permitido, pois todos os grupos visitarão todas as salas. Depois de terminado o tempo total, haverá um bate-papo com os artistas, onde os interessados poderão ainda trocar mais algumas informações. A entrada para este evento será de R$ 50,00 pagos antecipadamente mediante inscrição pelo telefone 0XX(11)3214-0553, pelo e-mail quantaonline@terra.com.br ou pessoalmente na Quanta, à Rua Minas Gerais, 27 - Higienópolis.

Para que o evento possa se realizar, necessitamos de no mínimo 20 inscrições. Se não obtivermos este número de participantes, o evento será cancelado e o valor pago será devolvido aos que já fizeram sua inscrição.
Serão aceitas inscrições até o dia 22 de março.
INSCREVA-SE JÁ!!!

Friday, March 10, 2006



Eu tava relendo o "How To Draw Comics The Marvel Way" do Stan Lee e do John Buscema. Sempre que pego pra ler aquilo de novo, eu reparo em algumas coisas que não tinha reparado antes.

Uma das coisas é a forma que o Buscema esboça e pensa todo o desenho. É tudo muito rabiscadão, meio que no instinto mesmo e depois ele vem limpando! Recentemente passei a fazer meus desenhos assim também e confesso que é bem mais divertido do que ficar pensando demais no esboço, nos músculos... é melhor ir definindo a silhueta primeiro (o Roger e a Julia têm feito isso de forma fantástica!!! Muito foda).

Alexandre, brigadão pelos toques e elogios, cara!!

Julia!! Ou, pois é, tô de molho esperando o roteiro chegar... Acho que chega hoje à noite.

Roger, brigadão, cara, putz!! Valeu mesmo!!

Felipe, cê tá falando desse aqui do blogspot ou do zip.net? Porque aquele lá sempre dá pau (e eu nem atualizo mais)

Wednesday, March 08, 2006



Eu sempre rabisco umas posições que eu não consigo desenhar direito pra poder estudar anatomia!!

A Julia sempre me dá altos toques de como melhorar várias coisas que ficam sem sentido no meu desenho =P

Brigadão, Julia!!!

Sunday, March 05, 2006



Essa é a sequência!!

Gostei do layout, mas não curti o penúltimo quadro na página pronta!! Não sei exatamente o que é (depois posto e pego os comentários)

Do layout à página pronta demorei 6 horas!! Fiquei muito feliz!!

Fiz na Sexta-feira, se não me engano!

Valeu aê todo mundo pelos comentários!

Thursday, March 02, 2006



Essa é a página completa!! É uma página especial pra mim porque consegui fazer em um dia, gastando 8 horas ao invés das 12!!!! Fiquei feliz!!

Podia ter melhorado muita coisa, mas nunca pensei que ahh.... chega!! =P

Alexandre, quero ver demais uma HQ sua naquele traço, cara!! Que foda

Tuesday, February 28, 2006


Esse é o layout de uma das páginas que tô fazendo pra um gringo!! O projeto nem é ambicioso e é bem divertido. Ainda aproveito pra melhorar vários pontos que o Joe apontou!!
Valeu todo mundo que visita aê!!

Thursday, February 09, 2006


Essa é a página dupla! Como eu acabei agora, se eu comentar, vou xingar tudo...

Sunday, February 05, 2006


O Fernando me pediu (dois poasts atrás) pra explicar como eu monto a grade de perspectiva num quadrinho. Eu fiz algo mais ou menos, mas acho que ficou meio confuso. De qualquer forma, Fernando, tô levando em consideração que você sabe o básico da perspectiva.

Fala, Junior!! Cara, enviei a página pro Joe e, asism que eu acabar a dupla, vamos fazer mais correções!! Valeu pelo toque!!!

Roger: Putz, cara, sem noção o que esse seu comentário representa!! Eu fico feliz pra caralho e me sinto empolgado!! Valeu pela força e apoio (e óbvio, pelas excelentes aulas que tive!!!)

Porco, legal, né?? Julia Bax, Roger Cruz, tá andando =D Então, respondi seu comentário lá no seu fotolog, falou???

BlaBla: Putz, cara, nem sei como responder seu comentário, hahahaha!! Mas beleza, abraço procê!!

Bruno: Pois é, acontece =D Então, eu deixei bem reto. Sinceramente, acho que o problema são os braços e a cintura que estão bem largos pro ângulo que ele tá. Deviam estar um pouco mais finos (tanto os braços como a cintura), mas vou esperar a resposta do Joe!!

Tuesday, January 31, 2006


Eu tentei arrumar hoje mais cedo o Superboy. Ficou melhor, mas ainda não tá exatamente o que eu queria. Na página que eu postei ontem, eu queria dar a sensação de que só o peitoral dele iria sobressair (aí ficaria mais arredondado). Mas pelo posição do pescoço eu vi que o peitoral ficaria mais em cima e o que apareceria mais seria o abdômen e as costelas, aí ficaria mais reto perto da calça. Vou ver se ainda mexo, mas vou colocar a página aqui pra pegar opinião com todo mundo.

Monday, January 30, 2006


Hoje tive uma conversa meio séria com a Julia e o Weberson!!
Não dá pra explicar tudo aqui, mas foi bem legal, sobre como eu penso o trabalho, a página, tudo isso.
São duas pessoas que eu admiro muito e os conselhos e dicas deles me ajudam bastante.
Brigadão, viu???

Thursday, January 26, 2006


Essa é mais uma das páginas que tava dando pau no zip.net
pena que eu caguei na perspectiva, senão teria ficado legal!!!

Julia, brigadu!!!!!

Fujita, valeu, cara!! É, o Cariello insistia em me transformar num "artista", mas nem deu certo, hahahaha!!! E "embalão" é o caramba!!! Putz, se o Weberson chegar e ver isso, aí vai virar merda de vez!! Abraço, cara!!

Bruno: Não, não!! Chega de "embalão"!!! Chega!!!!